A ABPM e o Desenvolvimento da Indústria Brasileira da Maçã


Moisés Lopes de Albuquerque – Gerente Executivo – ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã Rua Arnoldo Frey, 313 – Centro. CEP 89.580-000 – Fraiburgo-SC – (49) 32462686/2912 – abpmmaca@abpm.org.br


A grande arrancada comercial da Indústria Brasileira da Maçã aconteceu em 1976. Pouco depois, em 31 de janeiro de 1978, era fundada a ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã, com um objetivo muito saliente: estabelecer e executar ações estratégicas setoriais voltadas à produção e promoção do consumo da maçã no Brasil. Na época, praticamente toda a maçã consumida no País era importada, e portanto, pouco acessível ao brasileiro de renda média. O grande volume desta fruta era da variedade Red Delicious, que até hoje constitui o grosso da oferta da Argentina, origem de mais de 90% das importações brasileiras de maçã. Esta variedade apresenta ótima aparência, no entanto é “farinhenta” como popularmente se diz, ou seja, com pouca consistência, oferecendo quase que nenhuma sensação de suculência, crocância e sabor ao consumidor. Então, almejando executar o fimanteriormente exposto, o foco dos produtores via ABPM voltou-se ao estabelecimento de ações que viessem a conferir ao brasileiro uma melhor qualidade de consumo que aquela oferecida pela fruta importada, e democratizar o consumo do produto.


O primeiro passo para a conquista das metas foi a pesquisa de variedades que ao mesmo tempo se adaptassem às condições climáticas do Sul do Brasil, e oferecessem sensação prazerosa ao paladar. Neste ponto, foi brilhante a escolha das variedades Gala, de origem neozelandesa e Fuji, proveniente do Japão, que constituem cerca de 95% da produção nacional. A Gala é a variedade mais demandada mundialmente, e a Fuji é de sabor extremamente doce.


A partir do estabelecimento das citadas variedades, o trabalho da ABPM focou-se em vários outros objetivos específicos. Mantemos uma comissão técnica de definição e acompanhamento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento da qualidade e produtividade de nossos pomares. Temos executado no Brasil e no exterior campanhas promocionais da maçã brasileira, comunicando ao consumidor o prazer de saborear uma maçã e os benefícios à saúde inerentes à fruta. Através de pesquisas quantitativas e qualitativas, temos abordado nossos consumidores buscando conhecê-los e assim prestar o produto que melhor lhes agrade, da forma que lhes seja mais conveniente.  


Somos a voz do produtor brasileiro junto ao governo visando sempre o desenvolvimento de nosso segmento, bem como da riqueza sócio-econômica que proporciona. Os números refletem os resultados destes esforços. Na Safra 1977/ 78, o Brasil importou 190.217 toneladas contra uma produção de apenas 14.218 toneladas. Na Safra 2003/04, a produção brasileira subiu para 990.000 t e a importação caiu para 2.000 toneladas. Atualmente, o segmento da maçã emprega direta e indiretamente em nosso País cerca de 135.000 pessoas, e o produto é consumido de uma extremidade a outra do Brasil.


A perspicácia e tecnificação do produtor brasileiro foram fundamentais para este crescimento. Trouxeram eficiência à produção, instigaram investimentos em complexos de última geração para a classificação, embalagem e armazenagem da fruta, e possibilitaram a adequação da pomicultura nacional aos mais exigentes protocolos nacionais e internacionais de certificação, com destaque para o Eurepgap, Produção Integrada de Maçã e APPCC. Por isto, além de referência em sabor, a maçã brasileira tornou-se símbolo de excelência em qualidade, segurança alimentar, respeito ao meioambiente, responsabilidade social, comprometimento com o bem-estar dos colaboradores e com a saúde do consumidor.


Uma conquista recente da ABPM a ser destacada foi a isenção do ICMS nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que se uniram aos estados de Minas Gerais e Goiás onde a fruta já estava livre do imposto, graças a trabalhos conjuntos desenvolvidos pela ABPM e comerciantes locais. As atividades seguirão com o intuito de alargarmos a conquista para outros estados, retificando uma injustiça: a maçã é a única fruta de cultivo representativo no Brasil a pagar ICMS. Muitas outras ações permanecem como desafios à ABPM. A conquista de crédito com volume de recursos e taxas que atendam as necessidades e realidade do Setor é um exemplo. Ademais, estamos constantemente alertando às autoridades brasileiras acerca de quão equivocada é a possibilidade de importação de maçã chinesa sob os pontos de vista sócioeconômico, ou seja, é uma ameaça enorme ao grande volume de empregos aqui gerados, de risco à saúde do consumidor, de perigo de introdução de novas pragas e de oferta de um produto de qualidade de consumo duvidosa, representando o caminho oposto daquele que deu ensejo à criação da ABPM pelos produtores nacionais.
 
 

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