Mudanças e desafios.

A pesar da falta de união inter e intra-segmentos da Cadeia Brasileira da Batata, algumas mudanças interessantes estão ocorrendo e devem contribuir positivamente para a melhoria dessa importante cadeia produtiva.

Entre as mudanças que estão ocorrendo, destacamos:

1) Variedades – após décadas de predominância de variedades holandesas, o país em breve produzirá variedades de origem francesa, irlandesa, americana, além das holandesas. Quem sabe não surge alguma variedade nacional…? A importância da introdução de novas variedades é indiscutível, pois criará alternativas aos consumidores e também poderá contribuir para a solução de diversos problemas fitossanitários.

2) Produção em escala – há menos de duas décadas, os maiores produtores de batata plantavam menos de mil hectares. Atualmente os maiores produtores plantam mais de 1,5 mil hectares. Vale lembrar que a produtividade quase dobrou em função de avanços tecnológicos, profissionalização desses produtores e também devido à utilização de variedades mais produtivas. A produção em escala tem sido uma das estratégias utilizadas por alguns produtores para serem mais competitivos em nível nacional e mundial na atualidade.

3) Indústria – em breve o Brasil terá várias novas e grandes indústrias de processamento de batata. Essas indústrias produzirão produtos que atualmente são importados, tais como batatas pré-fritas congeladas, batatas desidratadas e minimamente processadas. Além do aumento de área com variedades específicas para a indústria, destacamos a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

4) Certificação da produção de batata – já temos o primeiro produtor que recebeu o certificado no Brasil. Esse processo de certificação tem como objetivos principais as boas práticas agrícolas, a preservação do meio ambiente e o respeito social. Destacamos como principais benefícios proporcionados pela certificação a melhoria na gestão administrativa, a economia com autuações trabalhistas e ambientais, a melhoria do rendimento de funcionários, a produção de alimentos saudáveis e, quem sabe em breve, a agregação de valores à sua produção.

Apesar da indiscutível importância dos fatos acima citados, necessitamos urgentemente de novas mudanças:

1) Defesa fitossanitária – a disseminação de patógenos exóticos ou já existentes no país precisa ser urgentemente controlada, pois está causando significativas perdas de produção, ou até inviabilizando a produção de batatas em áreas e regiões tradicionais. Como solução dessa ameaça, sugerimos o uso obrigatório de batatas sementes que atendam aos requisitos mínimos quanto à fitossanidade.

2) Rotulagem – apesar da existência de legislações que obrigam a rotulagem nas embalagens de batata, apenas uma minoria cumpre a lei. Essa situação favorece alguns oportunistas que se aproveitam para agregar valor geralmente de forma desonesta, ou seja, misturar batatas de classificações diferentes, fracionar embalagens etc. A utilização obrigatória de rótulos é fundamental para distinguir bons e maus produtores, assim como permitir a rastreabilidade em caso de problemas.

3) Informações aos consumidores – além dos problemas causados pela falta de rotulagem, a ausência de informações culinárias causa grandes decepções aos consumidores. Atualmente as informações disponíveis são apenas o visual e o preço. A obrigatoriedade de disponibilizar informações sobre as características culinárias certamente aumentaria o consumo de batata e proporcionaria a satisfação dos consumidores.

Finalizamos nossa matéria sugerindo a união profissional de todos os segmentos da cadeia brasileira da batata. Basta copiar o exemplo de cadeias da batata de outros países que superaram problemas similares.

Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA

Fonte: Revista Cultivar HF - jun/jul 2006 - ano VII - nº 38

http://www.cultivar.inf.br
VEJA TAMBÉM

Mais variedades

Com demanda alta e rol reduzido de variedades disponíveis para atender aos mercados da batata no Brasil é urgente ampliar as opções LER MATÉRIA NA ÍNTEGRA

LER

Oferta e Demanda

Valores excepecionais pagos pela saca de 50 quilos de batata no primeiro semestre de 2016 expõem tripé negativo, composto por problemas climáticos, fitossanitários e redução do número de produtos. PARA LER A MATÉRIA NA...

LER

Carta ao Presidente

A poucos meses da eleição presidencial, a ABBA sugere ao futuro mandatário nacional mudança de rumo na política voltada ao setor. PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

Efeito Gangorra

Os fatores por trás do sobe e desce dos preços da batata, que alcançou R$ 300,00 a saca de 50 quilos no primeiro semestre de 2016 e amargou valores abaixo de R$ 20,00 em...

LER