BEM BRASIL ALIMENTOS

Assessoria de Imprensa
FSB Comunicações – erika.pardini@fsb.com.br


Entrevista com Marcelo Balerini, sócio-fundador da Bem Brasil Alimentos.


Matéria-prima


RBS – Qual a área plantada e local de produção?
MB – Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto, localizadas nas cidades de Serra do Salitre e Perdizes, Minas Gerais. No total, as áreas plantadas das fazendas somam 2.500 hectares.



RBS – Quais variedades serão produzidas/utilizadas?
MB – A Bem Brasil utiliza como matéria-prima as seguintes variedades: asterix, marijke e shepody. Essas espécies são as melhores para o processo de fritura, pois contém maior teor de sólidos e o produto final apresenta melhor qualidade.


RBS – Quem serão os fornecedores da matéria-prima?
MB – Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto. Se futuramente a empresa precisar comprar matéria-prima será mantido o padrão de qualidade da matéria-prima própria das fazendas dos sócios.



Produção industrial


RBS – Que tipos de produtos serão produzidos (pré-frita congelada, flocos…)?
MB – Inicialmente, a Bem Brasil lançará a linha de batatas pré-fritas congeladas com a marca ‘Bem Batata’ e os flocos de batatas desidratados com ‘Flocos Bem Brasil’. Em um futuro próximo, a empresa espera ampliar sua linha de produtos, fabricando alimentos prontos diferenciados a base de batata.


RBS – Qual a capacidade produtiva da fábrica?
MB – A fábrica terá capacidade de processar e embalar 12 toneladas de batatas in natura por hora, produzindo 6 toneladas / hora de batatas pré-fritas congeladas. Estas quantidades equivalem ao processamento de 288 toneladas / dia de batatas in natura e 144 toneladas / dia de batatas pré-fritas congeladas e embaladas.


RBS – Quantos empregos irá gerar?
MB – A fábrica da Bem Brasil deve gerar 160 empregos diretos, além de mais 500 postos de trabalho indiretos que serão gerados com a ampliação de 70% de áreas plantadas em fazendas que somam 2.500 hectares.


RBS – Informe sobre o processo de certificação do sistema de produção.
MB – O grande diferencial da Bem Brasil está na qualidade da matéria-prima. As batatas são cultivadas em fazendas próprias dos grupos Rocheto e Montesa em um raio de no máximo 100 km da fábrica, e são processadas ainda frescas. A Bem Brasil tem também a primeira operação agrícola certificada pela multinacional Suíça SGS (Societé Générale de Surveillance), que emite certificado de origem em parceria com a Associação Brasileira da Batata que considera, além da qualidade do produto, aspectos sociais, ambientais de rastreabilidade e segurança alimentar.



RBS – Fale sobre o manejo ambiental que será adotado.
MB – A planta industrial da Bem Brasil foi projetada a partir da consideração de aspectos relacionados à preservação e equilíbrio do meio ambiente. As instalações são auto-suficientes em energia: possuem uma caldeira alimentada por biomassa (cavacos de madeira e bagaço de cana) capaz de produzir 15 toneladas/hora de vapor para a linha de produção, além de suprir toda a energia necessária na planta industrial.
A água utilizada na linha de produção passa por um processo para ser desmineralizada, após a captação em poços artesianos próprios, que suprem os 25 metros cúbicos/hora necessários para a produção. A unidade também é equipada com um sistema de tratamento de efluentes com quatro lagoas em desnível, com o reaproveitamento dos resíduos sólidos para compostagem ou ração animal, já que o processo de produção não envolve produtos químicos.



RBS – Fale sobre sobre o mercado (concorrência, expectativas e previsões comerciais).
MB – Existem no Brasil grandes empresas, mas nenhuma é 100% nacional como a Bem Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Batata, entidade mais representativa do setor, 98% da batata pré-frita congelada consumida no Brasil é importada, e os outros 2% correspondem a uma produção quase artesanal, sem representatividade em volume e qualidade. A empresa tem espaço para crescer no mercado brasileiro e no internacional também. Foram feitos contatos com países da América Latina, Caribe e Europa.


RBS – O que o consumidor pode esperar da Bem Brasil?
MB – ‘A Bem Brasil é uma empresa 100% nacional que chega ao mercado oferecendo um produto de qualidade para os consumidores. Iremos em busca de clientes dos setores de food service, varejo e todos os outros setores: em poucos dias as batatas estarão nas gôndolas de supermercados’.


 

VEJA TAMBÉM

Interferência da adubação de plantio sobre as características físico-químicas de batatas para indústria.

Marcelo Bregagnoli1; Keigo Minami2; João Benedito Roque1 1E.A.F.Muzambinho, mbrega@eafmuz.gov.br; 2ESALQ/USP A bataticultura nacional está à mercê das oscilações de mercado, deixando o produtor sempre exposto ao risco (NORI, 2001). A crescente industrialização, trouxe a...

LER

Joaquim Gonçalves de Pádua

Joaquim Gonçalves de Pádua, ensaio com cultivares de batata e sede da Fazenda Experimental da EPAMIG, em Caldas Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de batata?Comecei a trabalhar com...

LER

Culinária – Batata em Calda

Ingredientes5 xícaras (chá) de batata em lascas2 xícaras (chá) de açúcar2 xícaras (chá) de água2 unidades de canela em casca Modo de Preparo•Lave a batata e leve para cozinhar até que fique “al dente”....

LER

MAPA – Coordenadoria de Apoio à Cadeia Brasileira da Batata

Ronaldo Amaral de PaivaSecretaria de Política AgrícolaMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(61)218.2741 Direto Fax:(61)225.4726ronaldopaiva@agricultura.gov.brwww.agricultura.gov.br O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Secretaria de Política Agrícola – SPA, criou dentro do Deagro –...

LER