A ABBA elegeu nova diretoria para o período de 21 de fevereiro de 2006 a 20 de fevereiro de 2008.
Os diretores eleitos foram: Marcelo Balerini de Carvalho – Presidente; Edson Asano – Diretor Administrativo e Financeiro; Kenji Okamura – Diretor de Marketing e Pesquisa; Paulo Dzierwa – Diretor
Batata Consumo e Industria e Albanez Souza de Sá – Diretor Batata Semente.
Além dos diretores, o grupo presente na assembléia decidiu pela criação de um Conselho Consultivo e de um Conselho Fiscal visando o crescimento da ABBA. Para o Conselho Consultivo foram eleitos: Airton Arikita, Celso Roqueto, Peter Elsof, Sandro Bley, Tadashi Takaku. E para o Conselho Fiscal: Arari Pinto de Oliveira, Eduardo Kage Mori e Tsuyoshi Oi.
Esta será a quinta diretoria da ABBA que terá a importante missão de dar continuidade à evolução do processo associativista na Cadeia Brasileira da Batata. Para cumprir esta missão continuaremos desenvolvendo o Projeto ABBA 2005 a 2010, composto pelos seguintes desafios: ser uma associação modelo, incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa, apoiar a modernização das legislações batata, combater as importações ilegais e incentivar as exportações de batatas brasileiras, sensibilizar o governo sobre a importância social e econômica da Cadeia Brasileira da Batata, organizar e participar dos principais eventos de batata no Brasil e exterior, organizar viagens técnicas aos principais países produtores de batata, realizar cursos técnicos sobre a produção de batatas, desenvolver propostas para a modernização da comercialização de batata no Brasil, apoiar a certificação da produção de batata, buscar alternativas de novas variedades de batata para o Brasil, publicar revistas e livros técnicos sobre batata, defender a imagem da batata brasileira, incentivar o consumo de batata brasileira, proporcionar informações sobre a batata, aliar-se a outras cadeias produtivas e unir profissionalmente a Cadeia Brasileira da Batata.
Somos cientes das dificuldades para vencer todos estes desafios, porém temos certeza que esta é a melhor alternativa para a profissionalização da Cadeia Brasileira da Batata, ou seja, da sustentabilidade e crescimento de uma das mais importantes cadeias produtivas do Brasil.
A ABASP realizou pesquisas sobre o consumo de batata com 513 pessoas, durante a Expo Agro de Itapetininga em 1999 e 2000. Os resultados obtidos mostram as principais preferências dos consumidores:
Leonardo Ubiali JacintoDiretor ComercialPivot Equipamentos Agrícolas e Irrigação Ltda.leonardo@pivot.com.br Por falta de investimento, conhecimento e até mesmo confiança, a colheita de batata no Brasil ainda se vale da utilização da mão de obra braçal...
NHOQUEIngredientes: 1Kg de batata bintje, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de maisena, 2 colheres de maionese, 2 colheres de manteiga, 1 gema e sal a gosto. Modo de fazer: Cozinhe as...
Comercialização de HortifrutiOs cinco produtos mais vendidos (entre frutas, legumes e verduras): batata, cebola, maçã gala, banana prata e laranja. Sobre a BatataFonte de abastecimento: Região de São Gotardo, Araxá, Santa Juliana e...