Carta ao Leitor

A atual crise da agricultura brasileira é consequência de fatores externos e internos. Depois de um espetacular ano agrícola em 2004, faltando apenas dois meses para terminar 2005, podemos concluir que foi um péssimo ano para a maioria dos agricultores do Brasil, inclusive para os produtores de batata.
Em nível mundial, percebemos nitidamente que os acordos globais são cada vez mais difíceis, pois os interesses de pessoas, empresas e países prevalecem sobre as necessidades da humanidade. Ao invés de distribuição de renda e melhoria das condições de vida, na prática a globalização está proporcionando a concentração de renda e a exclusão social. Esse desequilíbrio está causando grandes mudanças e poderá provocar consequências catastróficas ao mundo.


Nos acordos globais, o comércio de produtos agrícolas tem sido um dos principais entraves, pois muitos países desenvolvidos não encontram solução para competir de igual para igual com países em desenvolvimento como os gigantes: Brasil, China, Índia, Rússia, etc.


Perante esta desvantagem, os países desenvolvidos adotam medidas de proteção ou inventam desculpas absurdas. Estas atitudes dificultam e reduzem as exportações de muitos produtos agrícolas do Brasil, contribuindo, dessa forma, para a crise da agricultura em 2005. Em nível nacional, o crescimento definitivo e sustentável da agricultura brasileira deve-se à eterna ausência de políticas agrícolas modernas e profissionais. Esta inadmissível situação é consequência também dos interesses de pessoas, empresas e governantes que defendem seus interesses próprios em detrimento da população brasileira.


As condições climáticas adversas, a seriíssima crise política que assola o país e os elevados e crescentes índices de desempregos são os principais fatores que contribuem para a crise brasileira da agricultura.


Podemos afirmar que 2005 foi um dos piores anos para alguns dos segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. Além dos fatores acima citados, podemos acrescentar que contribuíram para esta crise a inadimplência, as importações de batata fresca de péssima qualidade, as elevadas agregações de valores pelas grandes redes de varejo, a falta de modernização de legislações, a disseminação de pragas e doenças, etc.


A melhoria ou a solução para a Agricultura Mundial, Agricultura Brasileira e para a Cadeia Brasileira da Batata ocorrerá quando os valores coletivos prevalecerem sobre os individuais – milagres acontecem…

VEJA TAMBÉM

Curtas – ABBA lança duas Publicações

A ABBA lançou no IV Seminário Brasileiro da Batata, o CD O Cultivo de Batata no Brasil, de autoria de Marcela Borges e José Magno Queiroz Luz e a Publicação Técnica A Sarna da...

LER

Identificação de cultivares de batata através de marcadores moleculares

Gláucia Salles Cortopassi Buso Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia buso@cenargen.embrapa.br – CP 02372 – CEP 70770-900 – Brasília, DF José Amauri Buso – Embrapa Hortaliças buso@cnph.embrapa.br  – CP 218 – CEP 70338-970 – Brasília, DF...

LER

Abag

A ABBA tornou-se filiada da ABAG Associação Brasileira de Agribusiness há poucos meses e já pode receber grandes benefícios Destacamos a realização do I Congresso Brasileiro de Agribusiness, Reunião – Impactos da Crise Argentina,...

LER

Fitopatologia-Sarna da batata

resultados preliminares de levantamento e caracterização de isolados nacionais A sarna da batata é uma importante doença que causa grandes prejuízos a essa cultura. É caracterizada por lesões superficiais, corticosas, reticuladas, lisas ou profundas,...

LER