NOVAS CULTIVARES DE BATATA PARA MINAS GERAIS – Cultivares Holandesas.

Joaquim Gonçalves de Pádua – Pesquisador EPAMIG/FECD – Av. Santa Cruz, 500 – 37780-000 – Caldas – MG – (35) 3735.1101 – padua@epamigcaldas.gov.br


A escolha correta de uma cultivar é muito importante para o sucesso do Agronegócio da Batata. Para sobressair num mercado cada vez mais competitivo e exigente o produtor necessita de produtos a custos reduzidos e de boa qualidade. A utilização de cultivares que apresentam maior potencial produtivo e maior percentagem de tubérculos graúdos, maior tolerância ou resistência às pragas e doenças e ciclo mais precoce, pode resultar numa redução significativa do custo de produção. A qualidade do produto, principalmente no mercado de tubérculo in natura, resulta de um conjunto de caracteres como tubérculos de boa apresentação (maior tamanho, formato alongado, pele lisa e olhos rasos) e aptidão para fritura, que é a forma de consumo mais utilizada no país.


A EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em parceria com a AGRICO BA e Margossian Sementes Ltda, e com o apoio da FAPEMIG, vem desenvolvendo desde 2001, ensaios para avaliação do valor de cultivo e uso de cultivares introduzidas da Holanda, visando a seleção daquelas que reúnam um maior número de caracteres que satisfaçam o produtor e o consumidor. Os ensaios são conduzidos junto a lavouras comerciais, e contam com a expressiva colaboração dos produtores que auxiliam na condução e na avaliação das cultivares, as quais são feitas em diferentes épocas de plantio e em ambientes representativos das regiões Sul, Triângulo, Alto Paranaíba e Campos das Vertentes, que são as principais produtoras em Minas Gerais. Neste período foram selecionadas nove cultivares que se encontram registradas no Ministério da Agricultura e à disposição dos produtores, representando mais opção na escolha adequada da cultivar.  









As cultivares apresentadas a seguir são recomendadas para o cultivo no Estado de Minas Gerais e apresentam como vantagens o alto potencial produtivo, baixo percentual de descarte e ciclo precoce, que possibilitam ao produtor obter maior produção por área em menor espaço de tempo, o que lhe permite reduzir significativamente os custos de produção. Os tubérculos se destacam pelo formato e aparência, que atendem bem as exigências do mercado. Além dessas vantagens essas cultivares apresentam ainda algumas características peculiares importantes tais como:


Almera: Destaque pela aparência dos tubérculos. Adequada para cozimento. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.


Amorosa: Tubérculos com pele vermelha e adequada para cozimento. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.


Armada: Destaca pelo maior tamanho dos tubérculos. Adequada para consumo na forma cozida ou assada. Resistente ao Vírus PVY.


Arnova: Adequada para cozimento. Boa tolerância à sarna comum e ao vírus do enrolamento das folhas.


Artemis: Adequada para cozimento e fritura doméstica na forma de palitos. As plantas são bem tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas.


Fontane: Adequada para frituras. As plantas são tolerantes aos vírus Y e do enrolamento das folhas e os tubérculos pouco sensíveis à sarna comum.


Maranca: Rústica e bastante produtiva. Adequada para cozimento. Moderada resistência para sarna comum e o vírus Y.


Markies: Destaca pela aparência dos tubérculos. Adequada para frituras. Boa resistência para Requeima e ao vírus Y.


Sinora: Rústica e bastante produtiva. Tubérculos ovais arredondados. Adequada para frituras na forma de palitos e chips.


Além dos ensaios conduzidos pela EPAMIG, foram realizadas unidades de observação com diversos produtores em todos os Estados onde se pratica o cultivo da batata no país e, segundo o Sr. Abraham Margossian, foi observado o mesmo desempenho agronômico obtido em Minas Gerais. Todas essas cultivares estão protegidas no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura e maiores informações podem ser obtidas com o Sr. Abraham Margossian, que é o representante legal da AGRICO no Brasil, pelo Telefax (19) 3894-5325 – Celular: (011) 9981-2475.

VEJA TAMBÉM

Produção de Batata Semente na Índia

Sr. Sunil Kumar1Bhagatji Cold StorageDelhi Road, RithaniMeerut – 250002 – Índiabhagatji@vsnl.com / goldcripsy@yahoo.co.in“Artigo traduzido por Elcio Hirano, pesquisador da Embrapa,Canoinhas – elciohirano.encan@embrapa.br“ A batata foi a única espécie agrícola que, introduzida na Índia no...

LER

Eventos Nacionais e Internacionais

Nacionais XXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas DaninhasXVIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de MalezasData: 4 a 8/5/2008Local: Ouro Preto/MGInformações:www.sbcpd.org26cbcpd@cnpms.embrapa.br Internacionais ALAP’08Data: 30/11/2008 a 5/12/2008Local: Mar del Plata, ArgentinaInformações:propapabalc@balcarce.inta.gov.ar

LER

RF Lavouras. Destaque na produção de batatas.

O nome da empresa RF lavouras é resultado da união dos irmãos Antonio Carlos Rodrigues, 52 e José Antonio Furtado, 51 , que sempre atuaram no setor agropecuário. As atividades da empresa são desenvolvidas...

LER

Batata na Alemanha

Joerg RENATUS, Managing Director SOLANA GmbH & Co info@solana.de – site: www.solana.de Contato no Brasil: Green Mount Ltda, São Paulo Fone: 11 255.2856 Através dos séculos o seu cultivo veio a ocupar um lugar...

LER