As maiorias das cadeias produtivas agrícolas brasileiras de hortaliças estão desorganizadas. O resultado desta situação tem sido desastroso para a maioria dos segmentos das cadeias, para as regiões produtoras e consequentemente para o país, pois contribui efetivamente para o desequilíbrio sócio econômico.
Mediante esta situação, após 08 anos de sua fundação, a ABBA – Associação Brasileira da Batata decidiu que chegou o momento de agir objetivamente e profissionalmente em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
Composta atualmente por produtores, empresas provedoras de insumos, pesquisadores e profissionais autônomos que trabalham diretamente na produção de batata do Brasil, a ABBA pode ser considerada como a legítima representante da Cadeia Brasileira da Batata.
Assim sendo, a ABBA desenvolveu um projeto para o período de 2005 a 2010 visando realizar as seguintes atividades consideradas prioritárias para gerar competitividade da Cadeia Brasileira da Batata:
1- Ensino: incentivar estudantes de agronomia, engenharia de alimentos, nutrição, economia, marketing, administração, etc, a trabalharem em prol da Cadeia Brasileira da Batata.
2- Pesquisa: desenvolver soluções de problemas da produção, geração de novas tecnologias, sustentação da defesa fitossanitária, produção de alimentos saudáveis e acessíveis à população etc.
3- Legislações: desenvolver propostas para a modernização das atuais legislações inerentes à classificação e padronização de batata semente, consumo, indústria, trabalhistas, ambientais, etc.
4- Político: integração com o governo visando à sensibilização da importância sócia econômica da Cadeia Brasileira da Batata.
5- Eventos: proporcionar a integração, o intercâmbio e apresentações de novas tecnologias.
6- Profissionalização: realizações de cursos sobre a Cadeia da Batata e viagens técnicas a locais onde as Cadeias da Batata são organizadas.
7- Certificação da Produção: batata produzida através da utilização correta de agroquímicos e respeito às legislações sociais e ambientais.
8- Comercialização: desenvolver propostas para modernizar o sistema atual, introduzir novas variedades, etc.
9- Associativismo Profissional: viabilizar a união intra e inter segmentos na Cadeia da Batata visando benefícios mútuos.
10- Informações: envio e geração de informações importantes e/ou estratégicas.
11- Consumidor: proporcionar satisfação e aumentar o consumo de batata brasileira.
Temos certeza que os resultados destas atividades proporcionarão importantes mudanças e benefícios à Cadeia Brasileira da Batata.
Portanto, se você acredita no processo associativista e está disposto a contribuir para a modernização da Cadeia Brasileira da Batata e melhoria sócio econômico do Brasil, você esta convidado a integrar o grupo da ABBA.
Eng. Agrônomo Elcio Hirano Gerente do Escr. de Negócios de Canoinhas Embrapa Transferência de Tecnologia CP 317, Canoinhas/SC – 89460-000 fone: (47) 624 0127/624 2077 embrapa@unc-cni.rct-sc.br Nos últimos 25 anos muitos fatos marcantes ocorreram...
Nascente Agrícola Ltda. – 34 3664.5171 – info@nascente.com – www.nascente.com O cultivo de batata é singularmente peculiar em suas estratégias de produção por ser uma cultura de propagação vegetativa de alto risco, a busca...
Os pesquisadores possuem conhecimentos e materiais em abundância… As empresas podem divulgar seus produtos e recomendações…Os produtores, os estudantes, os técnicos precisam de informações…Em face a esta situação a ABBA decidiu criar uma coleção...
Dr. Julio Rodrigues NetoM.Sc. Irene M. Gatti de AlmeidaLaboratório de Bacteriologia VegetalCentro Experimental do Instituto BiológicoRodovia Heitor Penteado, Km 3,513094-430 – Campinas, SPfone/fax (19) 3253-2112julio@biologico.sp.gov.br O Laboratório de Bacteriologia Vegetal (LBV) do Instituto Biológico...