O Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alfenas – MG realizou de 28 a 29 de maio de 2001 o I Simpósio de Batata da Região de Alfenas/MG. O Evento foi organizado pelo Instituto de Ciências Agrárias da UNIFENAS/MG, ABBA-Associação Brasileira da Batata e Fazenda Itapuã, com o apoio da Syngenta, ABAMIG, ANDEF, Rhom and Haas, Bolsa de Insumos, Cooxupé, Aventis, Basf, IMA e EMATER.
O Simpósio de Batata da região de Alfenas foi um evento regional que precedeu o Congresso Nacional de Batata, previsto para ser realizado em Uberlândia, no mês de setembro do corrente ano. O evento foi organizado visando agregar todos os envolvidos na cadeias produtiva da batata, além de engenheiros agrônomos, técnicos e estudantes do último ano de agronomia; almejando assim, a atualização dos conhecimentos técnicos que envolvem o uso de insumos agrícolas, fitossanidade, sementes e agrobusiness para a cultura da batata, além do fortalecimento da busca racional do aumento da rentabilidade da bataticultura brasileira. Em sua realização, o I Simpósio de Batata da Região de Alfenas contou com a participação de prelecionistas de destaque vindos dos mais importantes centros de pesquisa do país, que abordaram os novos rumos das tecnologias agrícolas, com o objetivo de acompanhar os critérios da agricultura sustentável para a agricultura da batata.
Foram abordados em sua programação, temas de grande interesse e importância por parte de seu público-alvo. Temas como: O Agronegócio da Batata, Comercialização, Controle Fitossanitário, Indústria, Legislação, Associativismo, Descarte de Embalagens, Segurança Ocupacional na Aplicação de Agrotóxicos em Batata, Pesquisa e Variedades, foram apresentados através de palestras diversificadas.
O manejo integrado em defesa fitossanitária e os problemas enfrentados pelos agricultores na adoção dessa nova tecnologia bem como os conhecimentos técnicos necessários para sua implantação, foram assuntos amplamente discutidos, com o objetivo de diminuir as dificuldades enfrentadas diariamente nas práticas relacionadas ao controle de plantas daninhas, fitopatógenos e pragas da batateira. Através da realização do encontro, foi possível discutir uma importante faceta da defesa fitossanitária brasileira, que trata da segurança na aplicação de produtos fitossanitários e destino final de embalagens vazias de agrotóxicos. Dentro desse contexto, foram abordados fatores referentes à ética profissional nos diversos segmentos da defesa fitossanitária, visando reavaliar o posicionamento do profissional e balizar o comportamento acadêmico diante da nova ótica mundial, da proteção do meio ambiente e do manejo da produção agrícola sustentável.
Este ano, Alfenas foi escolhida como sede para a realização deste Simpósio por representar uma região de destaque no cenário nacional do agronegócio da batata e ainda pela sua importância como cidade cultural, universitária, possuidora de excelente infra-estrutura para negócios e turismo. O Simpósio contou com a participação de produtores, engenheiros agrônomos, autoridades, acadêmicos, pesquisadores e professores universitários, reunindo um total de 203 participantes. Assim, foi possível a divulgação e discussão de informações básicas e necessárias para um melhor desempenho de atividades referentes à formação acadêmica, profissionais, mercado e produtores relacionados.
Carlos Francisco Ragassi Embrapa Hortaliças A compactação é um processo de adensamento do solo, ou seja, de redução do espaço poroso existente entre as suas minúsculas partículas minerais, que ocorre frequentemente abaixo da camada...
Há menos de 20 anos existiam mais de 20 mil produtores de batata no Brasil. Atualmente, existem menos de 5 mil produtores. Com a GLOBALIZAÇÃO muitos perderam tudo e se tornaram empregados, outros ingressaram...
Eng.Agr. PqC. Hilario e Esposa Equipe de Trabalho Auditório Batatique Auditório Rosa de Batata
Elcio Hirano EMBRAPAhirano@newage.com.br No período de 19 a 27 de agosto o nosso grupo de 29 pessoas, composta por técnicos e produtores, realizou mais uma viagem técnica organizada pela ABBA, desta vez nos estados...