Fernando Antonio Reis Filgueira é natural de Recife/PE, nascido em 17/11/1937 e criado no Rio de Janeiro dos nove aos 20 anos. Filho do Dr. Antonio Filgueira Filho e Sra. Jorgita Gomes da Silva Reis, sendo tutora a Sra. Maria José Paoliello Filgueira. Contribuições para a cadeia brasileira da batata Os seis livros publicados enfocam a bataticultura com ênfase maior do que outras culturas, abrangendo todos os aspectos da produção e comercialização, especialmente, o livro “Solanáceas” e a tese de doutoramento. Além disso, também enfocam a bataticultura numerosas outras publicações do autor: artigos científi cos, artigos técnicos, boletins, circulares, apostilhas e resumos de aulas e palestras.
A maior contribuição seria o lançamento de novas cultivares de batata, durante os trabalhos de melhoramento conduzidos na Estação Experimental de Anápolis. Tal não se efetivou, tendo sido interrompido pela saída do autor e do pesquisador-colaborador. Entretanto, os clones experimentais avançados, cerca de 28, estão preservados na Embrapa – Hortaliças.
Considerações livres Ao longo de mais de 45 anos de atuação profi ssional como agrônomo (formado em 1961) tenho atuado em ensino, pesquisa e extensão rural. Entretanto, considero que a minha maior realização foram os seis livros, sendo que, atualmente, efetuo a revisão da terceira edição do Novo Manual de Olerlicultura, que deverá estar impresso em agosto ou setembro de 2007.
Nome: Fernando Antonio Reis Filgueira.
Instituições: Universidade Federal de Uberlândia (Prof. Titular Aposentado) e Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ipameri-GO (Prof. Licenciado por motivo de saúde).
Cargo: professor e coordenador de Agronomia (este na UEG), atualmente afastado.
E-mail: fernandofilgueira@hotmail.com
Formação acadêmica e aperfeiçoamento de Fernando Antonio Reis Filgueira
• 1988-1991 – Doutorado em Produção Vegetal, UNESP, Jaboticabal/SP.
• 1973 – Curso de aperfeiçoamento em Olericultura, Third International Course on Vegetable Growing, Wageningen, Holanda.
• 1966 – Estágio de campo nas nove principais regiões produtoras de hortaliças dos Estados Unidos, incluindo Flórida e Califórnia.
• 1963-1965 – Mestrado em Olericultura, UREMG, Viçosa/MG.
• 1958-1961 – Graduação em Agronomia, UREMG, Viçosa/MG.
Produção Técnico-Científica
Publicou 58 artigos científicos (muitos na revista Horticultura Brasileira), 15 apostilas didáticas, 20 trabalhos de divulgação, dois capítulos de livros e vários artigos para revistas e jornais. Sua contribuição mais relevante, todavia, são seus livros técnico-científi cos sobre Olericultura (incluindo batata) e sua tese, a saber:
• Novo Manual de Olericultura – Agrotecnologia Moderna na Produção e Comercialização de Hortaliças. 3 ed. Viçosa: Editora UFV,2007. 423 p.
• Solanáceas – Agrotecnologia Moderna na Produção de Tomate, Batata, Pimentão, Berinjela e Jiló. Lavras: Editora UFLA, 2003.331 p.
• Interação Genótipo x Ambiente em Batata. Jaboticabal: Univ. Estadual Paulista, 1991. 127 p. (Tese de Doutoramento).
• ABC da Olericultura – Guia da Pequena Horta. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1987. 164 p.
• Manual de Olericultura – Cultura e Comercialização de Hortaliças. 2 ed. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1982, vol. 2. 357p.
• Manual de Olericultura – Cultura e Comercialização de Hortaliças. 2 ed. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1981, vol. 1. 338 p.
• Manual de Olericultura – Cultura e Comercialização de Hortaliças. São Paulo: Editora Agronômica Ceres, 1972. 460 p.
Carreira Profissional
• 2007 (atual) – Escritor, consultor e palestrante.
• 2003/2006 – Univiversidade Estadual de Goiás: Professor de Olericultura e Coordenador do Curso de Agronomia.
• 2001 – Univiversidade Estadual de Goiás, Campus de Ipameri: Consultor da Diretoria para o Curso de Agronomia.
• 1999 – Univiversidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá: Professor de Olericultura.
• 1992/1997 – Univiversidade Federal de Uberlândia, Departamento de Agronomia: Professor Titular de Olericultura.
• 1975/1993 – Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária, Estação Experimental de Anápolis: Pesquisador e Coordenador em Olericultura.
• 1969/1977 – Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (atual UEG): Professor de Economia Rural.
• 1967/1975 – Serviço de Extensão Rural de Goiás – ACAR-Goiás, Anápolis: Extensionista Especializado e Coordenador do Projeto Olericultura.
• 1963/1967 – Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, Viçosa: Extensionista responsável pela ligação Ensino-Pesquisa-Extensão em Olericultura.
• 1962 – Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Casa da Lavoura de Cunha/ SP: Agrônomo Regional responsável pela assistência aos agricultores.
www.rewritchieseedpotatoes.com representante no Brasil Solanex Agrícola – www.solanex.com.br batata@solanex.com.br Contato com o Diretor Marcos Bernardi (19) 3623-2445A produção da Escócia se inicia com o envio de um novo lote ou variedade para o serviço...
Por Pedro HayashiAgrícola Pirassu Embora brasileiro nato Hilario da Silva Miranda Filho, nasceu em Assunção, no Paraguai, em 12 de fevereiro de 1943, onde seu pai, Hilario da Silva Miranda, pesquisador do Instituto Agronômico,...
O Brasil é um País privilegiado quando o assunto é agricultura, pois temos abundância de recursos naturais favoráveis, tecnologia, infra-estrutura e bons produtores. Infelizmente, a falta de profissionalismo da classe produtora, a desunião da cadeia...
Juta, a melhor aliada da batatawww.castanhal.com.br Fibra natural: proteção durante o transporte e armazenamento dos tubérculos, além de evitar danos ambientais e à saúde Cada vez mais a sacaria de juta tem se mostrado...