Editorial

A globalização mundial está modificando rapidamente todos os países. As mudanças acontecem em todos os níveis da sociedade e setores da economia. Estas transformações podem ser benéficas ou prejudiciais. Considerando que a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, assim como o Brasil é o 2º maior mercado consumidor potencial, naturalmente a globalização interfere fortemente na Cadeia Brasileira da Batata . Esta interferência provoca grandes ameaças a diversos segmentos da cadeia e também grandes oportunidades a outros segmentos. Destacamos como segmentos beneficiados os importadores, as grandes redes de supermercados e fast food, as grandes indústrias de processamento de batata e os consumidores de maior poder aquisitivo. São prejudicados os produtores, os provedores de insumos, o pequeno varejo e a maioria da população.


Esta situação implica em medidas imediatas por parte dos segmentos que estão sendo prejudicados e por isso, entre as diversas atividade desenvolvidas pela ABASP, foi criadauma revista da batata. A proposta da revista ABASP Batata Show é integrar e beneficiar todos os segmentos da Cadeia Brasileira da Batata. A ediçõe atual e posteriores tratarão de importantes assuntos exclusivos sobre batata: semente, legislação, variedades, agroquímicos, fertilizantes, embalagens, combustíveis, máquinas/implementos, produção, beneficiamento , comercialização, importações, varejo, indústria, consumo, países produtores, etc.


A viabilização desta revista é uma das atividades resultantes da parceria entre produtores de batata da ABASP e as seguintes empresas: Aventis, Basf, Bayer, Castanhal, DA Petrus, Dow AgroSciences, Du Pont, Fertilizantes Mitsui, FMC, Utilfertil, GF Lub, Hokko, Iap Serrana, Ihara, Itupetro, Manah, Milênia, Novaplast, Procópio, Risel, Rohm Haas, Sacaria Imperial , Solorrico e Syngenta. Outras importantes atividades da parceria são: aumentar o consumo da batata brasileira, modernizar a comercialização da batata fresca e desenvolver o marketing da batata brasileira. Sem dúvida, são grandes desafios a serem superados. Sem dúvida, isto beneficiará a Cadeia Brasileira da Batata. Confiança é o ponto de partida…

VEJA TAMBÉM

Comercialização-Atacado-Mudança na embalagem de batata na Ceasa-Campinas

Mudança na embalagem de batata na Ceasa-Campinas beneficia trabalhadores e combate o desperdício Uma mudança na embalagem de batata agrada a clientes e trabalhadores na Centrais de Abastecimento de Campinas/SP (Ceasa- Campinas). Um acordo entre os 16 atacadistas do...

LER

Fitossanidade – Vírus – Datura metel:

1 – José A. Caram de Souza Dias – APTA-IAC/CEPD Fitossanidade, Campinas/SP, Cx.P.28, 13020-902, e-mail: jcaram@iac.sp.gov.br                                                                                                                                                   2 Élson Yamamoto – Grupo Yoshida, Buri/SP                                                                                                                  3 – Haissar Malluf – Grupo Cercina, Monte Mor/SP Apoio: FUNDAG...

LER

Viagens Técnicas – Alemanha e Colômbia

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 40, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_40.pdf

LER

II Seminário Brasileiro da Batata

Eng.Agr. PqC. Hilario e Esposa Equipe de Trabalho     Auditório Batatique     Auditório Rosa de Batata

LER