Juliani Kitakawa – Gerente Técnica
SGS do Brasil Ltda. – www.br.sgs.com
Acompanhando as exigências do mercado e do consumidor cada vez mais consciente, a ABBA criou em 2003, o Programa de Certificação Voluntária, fundamentado em Boas Práticas Agrícolas, Proteção ao Meio Ambiente, Conduta Socialmente Responsável, Garantia do uso correto de agroquímicos e Rastreabilidade.
Nos anos de 2004 e 2005 a ABBA promoveu palestras e treinamentos que buscaram fornecer aos associados as informações necessárias para a implantação do programa e a busca da certificação.
Programas de certificação da produção agrícola têm sido cada vez mais presentes no mercado internacional, dentre os quais podemos citar: Eurepgap (para frutas e vegetais, café e criação animal), Utzkapeh (código de conduta para produção de café), PIF (Produção Integrada de Frutas), dentre outros.
A certificação é a comprovação de atributos intrínsecos e reafirmação a segurança quanto ao consumo, principalmente quando se trata de um produto básico e necessário para a sobrevivência, como é o caso dos alimentos. É a forma de demonstrar que o produto atende a características que o cliente deseja, mas não consegue visualizar no produto. Assim, através de um certificado ou selo, o cliente acredita que o produto satisfaz seu desejo quanto a aspectos ligados à segurança do alimento e responsabilidade sócio-ambiental.
Para o processo de certificação a ABBA conta com os serviços da SGS do Brasil, multinacional suíça, líder mundial em inspeções, testes e certificações, a qual avalia de forma independente todo o processo produtivo e emite o certificado de conformidade. Em abril deste ano, o produtor Marcelo Balerini de Carvalho, foi o primeiro certificado no Programa ABBA, para 164,5 ha para as fazendas Marazul, Paiol Queimado, Santa Regina, São João, Eixo Quebrado e Chácara Montesa.
Recentemente, as fazendas Ãgua Santa e Lagoa da Capa, do produtor João Emílio Rocheto, com área cultivada de 553,31 ha, também foi certificado.
O programa de certificação traz benefícios internos e externos. Internamente, há uma maior “profissionalização” do trabalho, com o treinamento dos colaboradores, registro das aplicações de agroquímicos e fertilizantes, controle de estoques, controle de prazo de carência, uso de técnicas adequadas que visam a minimização do uso dos recursos. Externamente, o produtor pode demonstrar sua preocupação com os aspectos ligados a qualidade, segurança do produto e dos trabalhadores e meio ambiente, estando apto a atender programas de avaliação de fornecedores de indústrias de alimentos e grandes redes de varejo, o que melhora seu posicionamento nas tratativas comerciais.
A ABBA incentiva para que outros produtores sigam o exemplo do Balerini e Rocheto e busquem a certificação, para que possa, cada vez mais, promover a qualidade do produto certificado e melhorar seu posicionamento no mercado nacional.
Para programar sua auditoria de certificação ou pré-auditoria, o produtor deve entrar em contato com a SGS através do e-mail: katia_nogueira@sgs.com ou pelo telefone 11-55048889 (somente aos associados ABBA que fazem parte do grupo que aderiu ao programa de certificação).
Preço baixo induz produtor a adquirir produto descartado em outros países A interdição ocorreu no último dia 2 de fevereiro, em uma propriedade no município de Socorro, que utilizou para o plantio, 25 mil...
Shirley Aparecida Garcia Berbari e José Mauricio de Aguirre. Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITALAv. Brasil 2880 – Campinas/SP – 13073-001 fone: (19) 3743-1848 O volume de batatas processadas pelas indústrias, no Brasil, está...
SECITAP aprendizado e difusão de tecnologias. Andressa Freitas de Lima Rhein a Ana Carolina Almeida Miguel, estudantes do 5º ano de Agronomia da FCAV e coordenadoras do curso de Pós-colheita de Produtos Agrícolas da...
Dr. Julio Rodrigues NetoM.Sc. Irene M. Gatti de AlmeidaLaboratório de Bacteriologia VegetalCentro Experimental do Instituto BiológicoRodovia Heitor Penteado, Km 3,513094-430 – Campinas, SPfone/fax (19) 3253-2112julio@biologico.sp.gov.br O Laboratório de Bacteriologia Vegetal (LBV) do Instituto Biológico...