Programa “5 ao Dia”, muito mais que marketing

Ricardo Da Cruz Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar
IBRA – Gestor Executivo Instituto IBRA – Rodovia BR 262, Km 6,5 – Lojas 28,29 – Ceasa – Campo Grande – Cariacica/ES, CEP 29145 716 (27) 3043.0688 – ricardo@5aodia.com.br


Contribuir para uma vida mais longa e com mais qualidade é o principal objetivo das estratégias de promoção da saúde desenvolvidas em todo o mundo. Um desafio importante na atualidade é a reversão do aumento acelerado de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente a obesidade, as doenças cardiovasculares, os diabetes e o câncer.


Em resposta à epidemia mundial de obesidade e de outras doenças associadas a desequilíbrios alimentares e ao sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a iniciativa denominada “Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde” (EG), que foi aprovada por 192 países, incluindo o Brasil, na Assembléia Mundial da Saúde em maio de 2004. Uma das prioridades da EG é o incentivo ao aumento do consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).


Nesse contexto, o Programa “5 ao dia”, já adotado por mais de 40 países, vem sendo amplamente reconhecido como uma importante estratégia de promoção de FLV. As principais mensagens do Programa 5 ao dia são estas: Consuma diariamente pelo menos 5 porções de FLV, brinque com as cores dos alimentos, quanto mais colorida mais saudável será sua alimentação, e, distribua FLV em suas refeições ao longo do dia. No Brasil o Programa “5 ao dia” é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar (IBRA), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir o Programa em parceria com outras instituições e setores da sociedade.


Atualmente, uma das atividades do IBRA é a participação em um comitê interinstitucional que visa implementar a EG na cidade do Rio de Janeiro. Desse comitê fazem parte as seguintes instituições: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (CRN-4), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Embrapa Agroindústria de Alimentos (Embrapa), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Associação de Nutricionistas do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ), Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (SESC-RJ), Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (SINEPE).


Esse comitê assumiu como prioridade o desenvolvimento de ações de promoção de FLV, elegendo o Programa “5 ao dia” como eixo estruturante das ações e agregador das iniciativas das instituições.
O Instituto IBRA desenvolve várias atividades com o apoio dos seus parceiros no Brasil. Inclusão de atividades de promoção do consumo de FLV nos projetos educativos das instituições parceiras, Divulgação do tema para profissionais de saúde e comunidade por meio de seminários, sites, mídia impressa, palestras, atividades de sensibilização, capacitação, e entrevistas para rádio e TV, Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de promoção e consumo de FLV, e Construção de parcerias estratégicas para difusão do tema em escolas, ambientes de trabalho e redes de comércio varejista e atacadista de alimentos, são algumas destas ações.


Vale lembrar que você pode implementar o Programa “5 ao dia” no seu dia-a-dia: Tendo sempre em casa frutas, legumes e verduras, Incluindo uma fruta no seu café da manhã, Substituindo biscoitos, salgadinhos e doces por frutas (frescas ou secas) e legumes crus, Substituindo o refrigerante por suco de fruta natural sem adição de açúcar, Incrementando pratos básicos, como o arroz, com legumes e verduras, Incluindo legumes e verduras crus ou cozidos no almoço e no jantar, Substituindo temperos industrializados por alho, cebola e ervas aromáticas, Substituindo molhos cremosos industrializados por molho à base de tomate e outros legumes, e Inventando e experimentando novas receitas contendo FLV.
Na escola você pode promover ações educativas sobre o tema, Garantir a oferta cotidiana de FLV no Programa de Alimentação Escolar, nos restaurantes e nas cantinas escolares.


No ambiente de trabalho podem ser desenvolvidas campanhas dirigidas aos colaboradores, aproveitando os meios de comunicação e eventos já existentes ou criando novos, Implantar estratégias que facilitem o acesso dos colaboradores aos FLV’s, no refeitório, nos intervalos de reuniões, nas cantinas, etc.
No mercado varejista e atacadista o empresário pode desenvolver campanhas dirigidas aos fornecedores, clientes e colaboradores, aproveitando os meios de comunicação e eventos já existentes ou criando novos, Criando um espaço diferenciado para exposição de FLV, Incluindo banners, cartazes criativos sobre Frutas, Legumes e Verduras, com informações nutricionais, ou ainda realizando treinamentos periódicos com os colaboradores sobre o programa 5 ao Dia. Para apoiar ou participar desta proposta, entre em contato com o Instituto IBRA pelo telefone (27) 3043.0688 ou pelo e-mail 5aodia@5aodia.com.br. Visite nosso site www.5aodia.com.br e descubra como é fácil, divertido e muito gostoso ter saúde!


                   
            Programa                              Fábio Antônio Hertel e Ricardo Da Cruz

VEJA TAMBÉM

O Óleo de Girassol Alto Oleico

Omega-9 Oils* da Dow Agrosciences garante produção de alimentos saudáveis sem perder performance industrial Tendo em vista a crescente demanda por alimentos saudáveis, sustentada por informações médicas que alertam sobre os riscos da ingestão...

LER

Fumiya Igarashi

Elcio HiranoGerente da EMBRAPA de Canoinhas/SC,elciohirano.encan@embrapa.bre Tomio Azuma No dia 15 de abril passado faleceu em Curitiba o Sr. Fumiya Igarashi que durante 40 anos foi um respeitado produtor de batata em nosso país....

LER

Eventos Nacionais

ll Encontro de Agricultura Irrigada na PalhaData: 16 e 17/08/05 – Local: Hotel VillaVerde – Avaré/SPInformações: www.aspipp.com.brFone: (14) 3769.1523 ou 3769-9500 r.260 Seminário Mineiro Sobre Processamento da BatataData: 22 a 24 de Agosto de...

LER

Evento ABBA

A ABBA organizará neste ano o XIII ENCONTRO NACIONAL DA BATATA; IX SEMINÃRIO BRASILEIRO DE BATATA SEMENTE E IV ABBA BATATA SHOW. O evento será realizado na região de Campinas (SP) e terá como...

LER