Colheita Mecanizada

Milton Kaoru Watanabe Watanabe Maquinas agrícolas Ind. E Com. Ltda. Rua Dom Pedro II, 730 – CEP 84165-020 Castro – Paraná – Fone/fax: (42) 232-4466 E-mail: info@watanabe.com.brb


O Brasil é um dos poucos países que ainda utilizam-se de mão-de-obra de catadores na colheita da batata, por ser uma fonte até então barata e também a única forma de atender o mercado consumidor, que visa em primeiro lugar, a aparência do produto.


A tendência para a mecanização da batata está diretamente ligada à disponibilidade ou não de mão-de-obra, aos problemas trabalhistas gerados. Quanto aos maquinários disponíveis (nacionais e importados), vimos que são possíveis de se adaptarem às condições brasileiras. Nos últimos anos, a mecanização da colheita está sendo cada vez mais uma realidade, tanto para os produtores de batata para fins industriais, como para o mercado do cerrado, nos estados de São Paulo e Paraná.


A colheita mecanizada não se inicia de forma repentina sem que haja um planejamento desde o início com a escolha da área, preparo do solo, plantio mecanizado, colheita e principalmente a vontade e a dedicação do produtor.
A escolha da área é o início para uma boa colheita mecanizada e obviamente quanto mais plano e com longas linhas for melhor e será o rendimento da colheita pois devido as máquinas serem longas deve-se evitar a perda de tempo com muitas manobras. O preparo do solo é um dos fatores fundamentais pois não só para a produtividade como também é fator decisivo para a viabilização da colheita macanizada.
Existem diferentes texturas de solo como também diferentes métodos adotados para cada região, mas o fundamental é preparalo em condições de pouca umidade para se evitar a compactação e por consequência a formação de torrões.


O preparo final com cultivadores vem apresentando bons resultados, eliminando os torrões e facilitando a colheita. Porém em condições de solos muito argilosos e com baixo índice de matéria orgânica esta prática pode não ser suficiente. Para isto existem outros tipos de máquinas importadas que poderão solucionar o problema. O Plantio mecanizado também é importante pois simplifica e diminui várias operações se comparado ao plantio manual evitando assim nova compactação do solo.


A outra grande vantagem do plantio com máquinas é a possibilidade de se obter uma profundidade de plantio constante. Deve-se evitar o plantio muito fundo pois a cada centímetro de profundidade a mais significa aproximadamente 60 Ton./ hectare de terra que a colheidera irá recolher. O plantio mais raso deverá ser compensado por uma melhor amontoa com enxadas rotativas para entrelinhas, os quais além de formar melhor o canteiro com terra solta previnem a exposição de batatas ao sol.


A colheita mecanizada é uma somatória de todos os fatores anteriores. Porém alguns cuidados deverão ser tomados para evitar danos mecânicos na batata. Como exemplo, a pele da batata deverá estar bem firme e o solo deverá estar relativamente úmido para que o terrão seja facilmente desmanchado. Em áreas com pivô central torna-se muito mais fácil controlar a umidade do solo com a irrigação da área no dia anterior. A colheita em condições muito áridas é desfavorável, pois além de dificultar a quebra do terrão, poderá aumentar o dano na batata e reduzindo consideravelmente o rendimento da colheita.
A utilização de “big bags” está sendo também largamente difundido na colheita mecanizada pois promove a diminuição dos danos mecânicos, ao mesmo tempo em que conserva da umidade e a aparência do produto.


A vontade e a dedicação do produtor são fatores decisivos pois todas as mudanças requerem atenção e cuidados com novas técnicas e detalhes até então desconhecidos. As experiências adquiridas safra após safra por quem já optou por este processo são sem dúvida, de grande valor.


VEJA TAMBÉM

IRRIGAÇÃO LOCALIZADA NA CULTURA DA BATATA E SEUS EFEITOS NA SANIDADE E NA PRODUÇÃO*

*Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) conduzido pelo aluno Rogério de S. Figueiredo como exigência do curso de Agronomia da UNIFENAS.Colaboraram neste trabalho os alunos Gabriel Macarenhas Maciel; Pedro Bavuso Neto, Douglas José Marques,...

LER

Minador-das-folhas – Importante praga na cultura da batata

Júlio César de Souza – Paulo Rebeles Reis Inúmeras espécies vegetais cultivadas e mesmo algumas plantas daninhas, de porte herbáceo, em todo o mundo, inclusive no Brasil, apresentam suas folhas minadas por larvas de...

LER

Mecanização de Batata no Brasil

Leonardo Ubiali JacintoDiretor ComercialPivot Equipamentos Agrícolas e Irrigação Ltda.leonardo@pivot.com.br Por falta de investimento, conhecimento e até mesmo confiança, a colheita de batata no Brasil ainda se vale da utilização da mão de obra braçal...

LER

Restaurante-Bardo Batata: Especializada em Rústti, casa abarca artistas, poetas e cantores

Casa destaca tradicionais batatas suíças e oferece projetos culturais que envolvem intelectuais e degustadores de arte O nome Bardo vem do “Bardus”, que em latim significa “poeta e cantor”. Era como os romanos chamavam...

LER