BATATAZ


Cezar
Figueredo – Proprietário do Batataz
Teresina-PI
(86) 3232.5566 / (86) 8824.0221
batataz.batatas.recheadas@hotmail.com
cezarfigueredo@yahoo.com.br


Há treze anos, observando a necessidade de lançar uma novidade na noite de Teresina, abri uma casa especializada em vendas de batatas recheadas.
O espantoso é que, até horas antes de abrir as portas ao público, eu simplesmente não fazia idéia de como preparar este prato. Com batatas cozidas, bastante batata palha e chip fritas, com strogonoff e um creme à base de camarões prontos para servir durante o coquetel de abertura e, ao ser questionado por alguns convidados sobre o que estaria no cardápio após aquela noite, veio a idéia de montar uma batata inglesa mantendo a casca inteira, recheando-a com alguns sabores, circundando-a com batatas chips e salpicando- a com batata palha, lembrando, finalmente uma flor. A sugestão, posta em cardápio era, como ainda hoje, a degustação desta batata com a casca. Esta fórmula, criada de improviso, causou tanto impacto que, de apenas algumas mesas numa calçada ao ar livre, chegamos, em menos de seis meses, a estarmos com mais de cinquenta e cinco mesas e várias salas onde montamos ambientes fechados e extremamente aconchegantes para atender a demanda pela procura deste prato, já com mais de vinte tipos de recheios.


Pronto, o Segundo Caderno, casa noturna com uma proposta de difusão da ampla e complexa cultura local e, tendo como carro chefe em seu cardápio as batatas recheadas, já era um sucesso absoluto nas noites de Teresina.
Três anos após a abertura, em 1996, ainda com sucesso retumbante, tive, por forças de circunstâncias diversas, que fechar as portas para me dedicar a outros projetos ora mais importantes, então pendentes em minha vida. Nos nove anos que se seguiram, clientes e amigos nunca deixaram de fomentar a reabertura que, inevitavelmente, aconteceu em agosto do ano passado, no jardim de minha casa, sem grandes pretensões. Novamente, o sucesso veio absoluto e numa velocidade sônica, forçando-me a repensar a infra-estrutura para atender mais pessoas do que o espaço do meu jardim permitisse. Hoje, além do jardim, a calçada e boa parte da área interna de minha casa, já está ocupada por mesas, cadeiras, balcões, banquetas e por peças do rico artesanato piauiense, tornando o ambiente extremamente aconchegante. Já há, portanto, a clara necessidade de se pensar em expansão, mantendo minha casa como núcleo deste promissor empreendimento e seguindo rumo a shoppings centers, eventos diversos, cidades do interior do Piauí e, inevitavelmente, para outros Estados do Nordeste e outras regiões do País numa estimativa concreta de iniciar o processo de abertura de franquias de tal empreendimento.
O Batataz, como foi apelidado pelos próprios clientes, por estar associado à figura do Taz o demônio da Tazmânia (batata + Taz = Batataz), que tem grande apetite e que seria capaz de comer batatas de, aproximadamente, 700 gramas, peso médio de nossas batatas in natura, está se preparando para projetos audaciosos. Entre eles, o de abrir lojas em diversas cidades brasileiras, esperemos nós, em curto espaço de tempo, para levar ao paladar dos consumidores de outros Estados e regiões do Brasil o sabor único do tempero desta casa.


A batata e sua diversidade está entre os tubérculos mais procurados e vendidos para as mesas do País inteiro e, por isso, representa uma excelente fonte de ótimos negócios e rendimentos para bons empreendedores. Não foi à toa, mas com base em pesquisas, que a lancei como único prato. No Batataz não há o que se comer a não ser batatas recheadas com variações de 16 sabores em todo o meu cardápio.
Depois de relatar-lhes esta breve história, é com prazer que eu me disponibilizo, através de e-mails e telefones para eventuais futuros contatos.


 

VEJA TAMBÉM

Prêmio Idéia Inovadora – Congresso Mundial da Batata

O Comitê Organizador do Congresso Mundial da Batata – 2005 (“Potato World Congress 2005”) , a ser realizado na Holanda (Emmellord) de 5 a 7 de setembro próximo, selecionou 07 propostas de inovações tecnológicas...

LER

Restaurante Warong

Onde você compra batata fresca para seu restaurante?R: No batateiro de São João da Boa Vista. Que tipo de batata fresca e de embalagem você compra regularmente para seu restaurante?R: Batata Asterix, bem embalada...

LER

Batata – Regulador de Crescimento

Uso de regulador de crescimento vegetal na cultura da batata   Jesion Geibel da Silva Nunes Engo. Agro. Doutorando em Agronomia/Agricultura Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP Caixa Postal 237, CEP 18610-307, Botucatu (SP) E-mail: jesiongeibel@bol.com.br...

LER

Fotos

VULCÃO OSORNO – CHILE   CAMPO DE PRODUÇÃO – EUA   VARIEDADE – CHILE GERMINAÇÃO         PESO DOS TUBÉRCULOS VARIEDADE ÃGATA COLHEITA MANUAL DE BATATA

LER