Batata nossa de cada dia e cuidados ambientais


Professor Eduardo Luís Tanure
etanure@alfenas.psi.br
eduardo.tanure@unifenas.br
Mestre em Ciências Ambientais
Especialista em Poluição de Ãguas
Coordenador do Laboratório de Pesquisas Ambientais de Recursos Hídricos
Coordenador do Projeto Furnas
Coordenador de Abastecimento de Ãgua no Diagnóstico das Condições de Saneamento dos Municípios do Entorno do Reservatório do Lago de Furnas, Ministério da Cidade, Governo Federal.
Responsável Técnico pela Estação de Tratamento de Ãgua Campus Universitário de Alfenas
Professor das Disciplinas: Química Aplicada, Preservação e Conservação de Recursos Hídricos, Tratamento de Ãgua, para os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e pós-graduação.


Um suculento prato composto de um bife acebolado recheado de batatas fritas, acompanhado de uma cerveja gelada é o campeão para assistir os jogos da Copa do Mundo de futebol. A batata dá o molho necessário neste cardápio hoje nacional. É inegável o consumo da batata nos pratos dos brasileiros de todas as classes. Na agricultura, a produção de batata é a segunda maior do País, ficando atrás apenas da sojicultura.Sua produção poderá render até três safras anuais. Hoje sua cultura poderá ser toda mecanizada sendo mais produtiva, estreitando os laços custo e benefício. Em Minas Gerais, a maior produção de batata está localizada no sul de Minas. O maior manancial hídrico reservado mineiro encontra-se também ao sul de Minas através das águas doces e bem equilibradas do reservatório do Lago de Furnas, possuindo uma área margeada de 1.473 km2 reservando 22,95 bilhões de metros cúbicos, sendo hoje considerado o “mar de Minas”.



Culturas irrigadas às margens do reservatório de Furnas nos municípios de Alfenas e Fama. Observa-se que não há proteção do manancial hídrico quanto ao carreamento de resíduos ao reservatório. (LAPARH)


Pesquisas feitas pela UNIFENAS, em convênio com FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S/A nos anos de 2001 a 2002, através do LABORATÓRIO DE PESQUISAS AMBIENTAIS DE RECURSOS HÍDRICOS, mostram a presença de agrotóxicos em suas águas. Comparando os resultados obtidos em local margeado, sem presença de culturas, com local margeado por lavoura de batata, observa-se a presença em concentrações elevadas de agrotóxicos nessas.


Os resultados das análises de resíduos de agrotóxicos mostram indícios de contaminação generalizada do reservatório. A utilização do reservatório de Furnas para determinado fim pode prejudicar outros usos de sua água. Estes casos ocorrem e são conhecidos como conflito de usos. O aproveitamento das margens pode ocasionar a produção de resíduos produzidos pelas atividades humanas, pesticidas, fertilizantes, os quais, alcançando a água, tornam-na inadequada para usos nobres. Os usos do reservatório de Furnas devem ser disciplinados de forma a garantir o melhor aproveitamento econômico e social de sua água reservada. Esse disciplinamento deve considerar as necessidades da população e ser feito através da definição dos usos prioritários do manancial, do estabelecimento de critérios de qualidade da água para esses usos, e da adoção de medidas de controle da qualidade do líquido. É urgente a reavaliação dos procedimentos utilizados na proteção das culturas agrícolas presentes nesta bacia hidrográfica. É importante que cada bacia hidrográfica tenha um plano de utilização integrado de recursos hídricos, o qual deve constituir o referencial de todas as decisões setoriais desta bacia. Essas ações de gerenciamento devem envolver organismos de atuação na área federal, regional, estadual e municipal, o que infelizmente não vem ocorrendo.



 

VEJA TAMBÉM

SECITAP

SECITAP aprendizado e difusão de tecnologias. Andressa Freitas de Lima Rhein a Ana Carolina Almeida Miguel, estudantes do 5º ano de Agronomia da FCAV e coordenadoras do curso de Pós-colheita de Produtos Agrícolas da...

LER

A Cultura da Batata

Nataniel Diniz Nogueira Engenheiro Agrônomo da Divisão de Fiscalização de Insumos e Produtos Agrícolas do IMA Fone: (31) 3213.6300 email: difv@ima.mg.gov.br No estado de Minas Gerais, o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária realiza...

LER

Comercialização-Análise da Produção e do Mercado Atacadista de Batata em São Paulo

*Estudo publicado na íntegra   Waldemar Pires de Camargo Filho – camargofilho@iea.sp.gov.br Eng. Agrônomo, MS, Pesquisador Científico do Instituto de Economia Agrícola da Agência APTA   Felipe Pires de Camargo – Eng. Agrônomo, Pesquisador...

LER

DESCARTE REGULAMENTADO – AGROTÓXICOS E AFINS EMBALAGENS VAZIAS – DESTINAÇÃO

Gerson Augusto Gelmini Eng º Agr º Dr. Diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo – CFICS/CDA/SAA Heloísa Sabino PratesEng ª Agr ª Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação...

LER