Batata – Clones Avançados Embrapa

Mostra de Clones Avançados de Batata da Embrapa e Parceiros em Canoinhas-SC

 

Giovani Olegário da Silva, giovani.olegario@embrapa.br

Antonio César Bortoletto, antonio.bortoletto@embrapa.br

Arione da Silva Pereira, arione.pereira@embrapa.br

Anna Thais Gomes, anna.thais@embrapa.br

 

A Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Hortaliças e a Associação Brasileira da Batata – ABBA promoveram no dia 13 de dezembro de 2016 uma tarde de campo, nas dependências do Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado, em Canoinhas, SC.

A tarde de campo contou com a participação de cerca de 50 produtores de batata semente, batata consumo e batata indústria, técnicos de indústria de processamento, pesquisadores da Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Hortaliças e Embrapa Clima Temperado e da empresa Canadense Progest.

Neste evento foram apresentados 11 clones avançados da Embrapa, pertencentes ao grupo de clones plantados em Canoinhas na safra II de 2017, comparados com as cultivares padrão, Asterix, Atlantic e Agata.

Também foram apresentados 12 clones de batata provenientes da Cooperação Embrapa – Progest, que estão sendo testados pela Embrapa sob contrato de cooperação para desenvolvimento conjunto de cultivares, avalizado pela ABBA, visando selecionar para adaptação às condições brasileiras, na expectativa de lançar como variedades comerciais. Estes clones avançados são resultados de cruzamentos realizados no Canadá entre 1999 e 2005 e pré-selecionados em condições de campo daquele país para características agronômicas e de processamento industrial, e escolhidos dentre 34 clones testados no ano de 2016 em Canoinhas e em Pelotas-RS, que foram apresentados na edição de 2016 deste mesmo evento. Estes foram comparados em ensaio com 4 repetições com as cultivares padrão Atlantic, Asterix e BRSIPR Bel.

Outros 44 clones provenientes de um contrato da Embrapa com o INIA do Chile com apoio da ABBA, foram apresentados. Estes foram avaliados em ensaio com 3 repetições e comparados com os padrões Atlantic, Asterix e Agata.

Para estes 3 conjuntos de clones avançados os tubérculos colhidos em cada parcela de 20 plantas foram apresentados separadamente, com a identificação dos mesmos, seguido das informações do rendimento de tubérculos comerciais classificados, o teor de matéria seca e peso específico e a nota para cor de fritura. Também foi apresentada uma amostra do resultado da coloração de fritura.

Foi também mostrado o resultado da colheita do ensaio de valor de cultivo e uso (VCU) de dois clones da Embrapa F183-08-01 e F50-08-01.

O dia de campo iniciou com as boas vindas aos convidados pelo Gerente do Escritório de Canoinhas da Embrapa Produtos e Mercado, Nelson Feldberg, que ressaltou a importância da parceria com a ABBA e listou a presença de vários licenciados para a produção de batata semente da Embrapa; seguido da fala do Presidente da ABBA Sr. Emilio Kenji Okamura e do Gerente da ABBA Sr. Natalino Shimoyama, que falaram sobre a importância da parceria e dos trabalhos da Embrapa junto com seus parceiros e da importância da pesquisa para a seleção de novas cultivares. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado Dr. Arione da Silva Pereira, líder do projeto de melhoramento genético de batata da Embrapa, contextualizou as atividades do programa de melhoramento da Embrapa e a origem do material avaliado. O pesquisador da Embrapa hortaliças Giovani Olegário da Silva, comentou sobre a forma que os clones foram cultivados e avaliados, sobre a disposição dos materiais no local do evento e sobre a dinâmica do dia de campo, onde os produtores puderam nos ajudar a elencar os melhores clones em cada conjunto apresentado. O Sr. Antonio Bortoletto da Embrapa Produtos e Mercado de Canoinhas-SC, falou sobre as últimas novidades relacionadas ao desempenho das cultivares da Embrapa pelo País.

Baseado nestes resultados, nas avaliações realizadas na Embrapa Clima Temperado e Embrapa Hortaliças, os melhores clones serão enviados para validação nas principais regiões produtoras de batata do País, como parte do convênio de parceria Embrapa-ABBA; e se referendado pelos produtores, estes poderão passar pelos ensaios de VCU e de caracterização, para futuro lançamento como novas cultivares.

Como conclusão sobre o evento, verificou-se que foi uma boa oportunidade para mostrar avanços nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa junto com seus parceiros, e para promover a troca de informações com atores da cadeia da batata, indústria-produtores-pesquisa. Neste sentido, foi muito importante a participação de todos na avaliação de preferência dos clones apresentados, cujo objetivo foi eleger aqueles com maior potencial de se tornarem novas cultivares.

 

Foto 1. Organizadores.

Fotos 2 e 3. Clones à Mostra.

Fotos: Giovani Olegário da Silva.

 

Fotos 4 e 5. Público presente avaliando os clones.

Fotos: Giovani Olegário da Silva.

 

VEJA TAMBÉM

O TOUR DA BATATA

  Sidney ChristChef-ConsultorAjinomoto – Castelo Alimentos – PanexDocente de Gastronomia – SENAC/RJDocente de Gastronomia – SENAC/MGsidneychrist@ig.com.br   Acredito ser a batata o tubérculo mais intrometido que se possa imaginar no grupo dos alimentos. Ela...

LER

Apresentação ao Consumidor

Satisfatório Insatisfatório  

LER

Vantagens da interação Universidade/ Empresa

Thaïs Dias Martins1 & José Otavio M. Menten21 Engº. Agr° M. Sc., Doutoranda em Fitopatologia, ESALQ/USP – martins@esalq.usp.br.2 Engº. Agr° Prof. Associado da ESALQ/USP – jomenten@esalq.usp.br – 19 3429.4267 / R-216 Em 1920 iniciou-se...

LER

O Uso da Batata

Sidney ChristChef ConsultorAjinomoto – Castelo Alimentos – Panexsidneychrist@ig.com.br É quase impossível você entrar em uma feira ou supermercado e não comprar batatas, ela é presença constante na mesa e muito usada em vários pratos...

LER