Adubação foliar em batata

Tadeu Graciolli Guimarães Engº Agrônomo D.Sc – Gerente de Produção – Montesa Agropecuária tadeu.montesa@uol.com.br Rua Nicolson Pacheco, 645 – Serra do Salitre MG – CEP: 38.760-000


À adubação foliar vale-se o fenômeno da absorção de solutos pelas superfícies das folhas, sendo utilizada atualmente para aplicar nutrientes minerais, aminoácidos, hormônios e açúcares. Apresenta enorme potencial agronômico e econômico para a cultura da batata, sendo porem, tecnologia ainda pouco explorada, tanto por produtores quanto por empresas de fertilizantes e órgãos de pesquisa.


Comparativamente à absorção pelas raízes, o aporte de nutrientes por via foliar é menor, o que tem direcionado, tradicionalmente, seu uso para suprir aqueles nutrientes exigidos em menores quantidades pelas culturas, como os micronutrientes. Caso seja possível realizar aplicações em maior frequência, pode-se obter respostas positivas também no suprimento de macronutrientes. 


Por outro lado, uma vez que a aplicação é direcionada ao principal centro metabólico das plantas (folhas), a aplicação por via foliar resulta em maior velocidade na resposta e na correção de deficiências. As inúmeras intervenções realizadas durante o ciclo da batata visando aplicar defensivos sobre a folhagem permitem que se incluam fertilizantes nas pulverizações, fazendo com que a nutrição foliar possa ser utilizada com importante ferramenta de suporte à nutrição da cultura, sem custos adicionais na aplicação. A inclusão de formulações de fertilizantes nos programas de manejo da cultura deve ser precedida pela criação e adequação de formulações nas suas exigências, visando corrigir as deficiências específicas de cada ambiente de cultivo.


A exploração da bataticultura em solos de cerrado tem-se confrontado com inúmeros desafios impostos por tais solos e prática de correção e de fertilização neles adotadas, notadamente elevada fixação de P e suprimento insuficiente de P,Mg e de micronutrientes. Nestas situações, a adubação foliar vem sendo utilizada com os seguintes propósitos :


1 – Recuperação e retomada de crescimento em plantas submetidas a condições estresses químico (toxidez causadas por herbicidas e por outros defensivos) e ambiental (chuvas de vento, geadas e granizo).


2 – Fornecimento de micronutrientes em complementação, aqueles fornecidos pelo solo, pelas fertilizações e como nos casos de Zn, Cu e Mn, por alguns fungicidas.


3 – Fornecimento de macronutrientes exigidos em quantidades relativamente pequenas como P, Ca e Mg, especialmente em cultivos de 1º ano, em solos de elevada capacidade de fixação de P, em fases de maior demanda pela cultura e no crescimento vegetativo inicial.


4 – Complementação ao fornecimento de N e K advindos do solo e das fertilizações.


5 – Proporcionar maior vigor, alongamento do ciclo e consequentemente, maior produtividade. Em testes realizados em situações de cultivos comerciais, especialmente com variedade Atlantic, algumas formulações desenvolvidas pela Green Mix Fertilizantes têm se destacado, apresentando resultados agronômicos positivos. As aplicações têm sido realizadas semanalmente, junto aos fungicidas e inseticidas, adotando-se duas formulações específicas, de acordo com a idade da cultura.


Micros batata crescimento


Específica para as fases de crescimento vegetativo e de tuberização, sendo recomendada sua aplicação desde a completa emergência das hastes até cerca 80 dias de idade. Destaca-se na sua formulação especialmente a riqueza em P, Mg e B, o que tem contribuído para elevar os teores destes nutrientes nas folhas. Também possui N, Ca, S, Zn,Cu, Mn e Mo, e agentes quelatizantes. Teores de nutrientes na 4ª folha de plantas de batata variedade Atlantic aos 40 dias de idade, uma semana após aplicação do fertilizante foliar micros batata crescimento.



Micros batata maturação


Indicada para aplicações na fase de maturação dos tubérculos (80 dias em diante). Apresenta maiores concentrações de P e Mg que a formulação anterior. Tem trazido efeitos positivos no alongamento dos ciclos e no crescimento final dos tubérculos. Baseado em d a d o s experimentais, a Green Mix Fertilizantes pôde constatar um ganho de produtividade em torno de 10% em relação à testemunha não adubada. Vários testes encontramse em fase de condução, destacando-se aqueles que tratam da adequação de formulações rica em potássio, direcionadas em aplicações de final de ciclo. Assim, Green Mix Fertlizantes, está sempre se atualizando no que há de mais moderno na tecnologia em adubação, tendo investido, em pesquisas, e formulações de novas linhas de produtos na área de adubação foliar e de solo.

VEJA TAMBÉM

Adubação foliar em batata

Tadeu Graciolli Guimarães Engº Agrônomo D.Sc – Gerente de Produção – Montesa Agropecuária tadeu.montesa@uol.com.br Rua Nicolson Pacheco, 645 – Serra do Salitre MG – CEP: 38.760-000 À adubação foliar vale-se o fenômeno da absorção...

LER

Joaquim Gonçalves de Pádua

Joaquim Gonçalves de Pádua, ensaio com cultivares de batata e sede da Fazenda Experimental da EPAMIG, em Caldas Quais foram os trabalhos desenvolvidos ou a desenvolver referente à produção de batata?Comecei a trabalhar com...

LER

Carta ao Leitor – A voz da Cadeia Brasileira da Batata

A ABBA – Associação Brasileira da Batata traz para você gratuitamente a 12ª edição da Revista Batata Show.Iniciamos com uma produção de 1000 exemplares a 04 anos e atualmente produzimos 2000 exemplares que são...

LER

Nutrição Mineral de Cálcio pela Batata

Paulo Cezar Rezende Fontes Depto. de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Professor Titular. Bolsista do CNPq. VIÇOSA/MG – CEP: 36570-000 Fone: (31) 3899.1140 Fax: (31) 3899.2614pacerefo@ufv.br. A maioria dos solos apresenta quantidade adequada...

LER