ABBA – 10 anos – Composição

A ABBA completou 10 anos de existência no dia 10 de agosto de 2007. Nesta oportunidade falaremos sobre a evolução da composição da ABBA desde a sua fundação ate o momento atual – novembro 2007.
A ABBA foi composta inicialmente por 10 associações regionais de produtores localizadas em Santa Catarina (APROSESC e ASEPROBASC), Paraná (La Papa, ABACOP e ABAPAR), São Paulo (ABASP e ABVGS) e Minas Gerais (ABAMIG, SOLANA e ABALAR).


Este grupo de associações abrangia seguramente mais de 80% da produção nacional de batata, mas infelizmente esta união profi ssional não foi possível. Algumas destas associações regionais não foram capazes de pagar uma mensalidade de apenas R$ 600,00/mês. Algumas associações se deixaram implodir por interesses individuais de lideranças oportunistas.


Algumas associações exigiam resultados imediatos e não tiveram paciência de esperar. Algumas acreditaram nos resultados individuais em detrimento de resultados coletivos. Outras não foram capazes de criar um plano de trabalho etc.


Após perder mais da metade das associações acima citadas a ABBA continuou seu caminho composta por associações e produtores individuais que conseguiam pagar a mensalidade e, posteriormente, tornou-se uma associação somente de produtores que passaram a pagar uma taxa igual anualmente. Este sistema permaneceu durante uns três anos. Mesmo aumentando o valor das contribuições anuais a arrecadação não era sufi ciente para cobrir as necessidades da ABBA.


A partir de 2002, além dos associados a ABBA passou a ter em sua composição as empresas parceiras, que passaram a contribuir também fi nanceiramente, permitindo a realização de mais atividades.
Quase que simultaneamente à entrada das empresas parceiras a ABBA passou a ser composta por um grupo denominado colaboradores – professores, pesquisadores e profi ssionais liberais envolvidos diretamente com a Cadeia Brasileira da Batata.


Ao final de 10 anos, partimos de 10 associações e chegamos a um grupo composto por mais de 100 produtores, mais de 35 empresas parceiras e mais de 50 colaboradores, ou seja, a família ABBA tem mais de 500 pessoas e representa mais de 35 % da produção nacional de batata do Brasil.


Nossa meta para os próximos anos será trazer para a ABBA mais produtores, empresas parceiras e colaboradores, mas também pessoas e empresas de outros segmentos. Assim como em outros países, a organização e a união profi ssional de todos os segmentos foi o fator decisivo para o ingresso destas cadeias no mundo globalizado. Venha para a ABBA, se você ou sua empresa faz parte e quer continuar pertencendo a Cadeia Brasileira da Batata.

VEJA TAMBÉM

Regiões Produtoras – Produção de batata na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul

A cultura da batata exerce um papel importante na economia da região A rota dos Campos de Cima da Serra é formada pelos municípios da região mais alta e fria do Rio Grande do...

LER

A Batata no Brasil em 1913

PARA LER A REVISTA BATATA SHOW EDIÇÃO 37, ACESSE O ARQUIVO PDF: http://www.abbabatatabrasileira.com.br/images/pdf/rbs_37.pdf

LER

Comercialização de Batata na CEAGESP

    Marcia Yuriko Iuamoto – myuriko@gmail.com – Engenharia Agronômica – ESALQ/USP – (11) 7449.5429 / 3643.3827 Parceria do Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP e SYNGENTA Proteção de Cultivos Ltda.   A...

LER

Editorial-Pesquisa Batata

      A situação atual das pesquisas para solucionar problemas ou criar novas tecnologias visando a sustentabilidade e a competitividade da Cadeia Brasileira da Batata é extremamente crítica devido, basicamente, à falta de união profissional...

LER