Rótulo para venda

Continuando as discussões sobre o atual sistema de comercialização, discutiremos a questão da obrigatoriedade de rotulagem das embalagens de batata fresca no Brasil a partir de 2004.

Entre as principais consequências negativas causadas pela não-rotulagem, destacamos duas importantes situações:

1. Mudança de variedades: o fato de os consumidores terem como parâmetros de escolha apenas o preço e a aparência dos tubérculos provocou a substituição da Bintje (de excelentes características culinárias) pelas variedades Ãgata, Monalisa, Mondial etc. Essa situação certamente contribuiu para a retração de consumo de batata brasileira e para o aumento do consumo de batata processada importada.

2. Rastreabilidade: a ausência de rótulos impediu a identificação de produtores irresponsáveis, pois omitiu a origem de exemplares cujas análises laboratoriais apontaram quantidades superiores ao limite de tolerância permitido de resíduos de agroquímicos registrados e resíduos de agroquímicos não-registrados. Situações como essa provocaram enormes prejuízos à cadeia brasileira da batata e danos à saúde de milhares ou milhões de consumidores.

Acreditamos que a obrigatoriedade de rotulagem proporcionará importantes mudanças em prol da cadeia brasileira da batata.

1. Variedades: é inevitável a introdução de novas variedades com características culinárias desejadas pelos consumidores. Certamente as atuais variedades perderão espaço para novas variedades.

2. Rastreabilidade: a colocação de rótulos nas embalagens poderá contribuir para identificar os produtores irresponsáveis.

3. Seleção de Produtores: a rotulagem permitirá aos consumidores (atacadistas, varejistas e consumidores finais) identificar os melhores produtores.

4. Embalagens: certamente ocorrerá mudança no tamanho e tipo de embalagens, e, consequentemente, novas máquinas de beneficiamento serão introduzidas.

5. Satisfação dos Consumidores: acreditamos que a rotulagem contribuirá para o aumento do consumo de batata brasileira.

Neste período inicial de implantação da obrigação da rotulagem, algumas situações irregulares estão ocorrendo:

1. Reutilização de Embalagens Rotuladas na Fábrica: alguns produtores e/ou comerciantes estão comercializando batatas frescas, reutilizando embalagens de outros produtores ou produtos agrícolas (ex: cebola) A criação de embalagens que impossibilitam o aproveitamento do rótulo e a denúncia às autoridades competentes são medidas urgentes a serem tomadas.

2. Nome do Produtor: quando a qualidade dos tubérculos é satisfatória, alguns atacadistas mandam os produtores enviarem as embalagens sem rótulo e colocam rótulos próprios. Quando a qualidade dos tubérculos não é satisfatória, eles mandam os produtores colocarem seus rótulos. Sugerimos a obrigatoriedade da colocação do rótulo do produtor e a discussão da obrigatoriedade da colocação do rótulo ou informações do atacadista.

Finalizamos esta discussão recomendando que a obrigatoriedade de rotulagem seja gradualmente, profissionalmente e definitivamente implantada na comercialização de batata fresca no Brasil, pois acreditamos que muitos benefícios serão proporcionados à Cadeia Brasileira da Batata e à população do Brasil.

Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA

Fonte: Revista Cultivar HF - Abril/Maio 2005 - Ano VI - nº 31

http://www.cultivar.inf.br
VEJA TAMBÉM

Reconstruir Pilares

O Brasil precisa reagir e deixar de desperdiçar suas potencialidades. E às cadeias produtivas resta assumir seu protagonismo nessa luta. PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

Cenário Dramático

Ao longo dos últimos cinco anos, com o agravamento dos ataques da mosca-branca na cultura da batata, produtores brasileiros amargam prejuízos causados não apenas pelos danos diretos, mas também pela transmissão de viroses devastadoras....

LER

Contribuição Vital

ABBA propõe a criação de uma taxa para investimento exclusivo na cultura da batata no Brasil, com o objetivo de garantir a sustentabilidade e a modernização da cadeia produtiva

LER

Verdades e mitos

A crise da credibilidade das informações geradas sobre a cadeia produtiva da batata no Brasil

LER