Mudanças e desafios.

A pesar da falta de união inter e intra-segmentos da Cadeia Brasileira da Batata, algumas mudanças interessantes estão ocorrendo e devem contribuir positivamente para a melhoria dessa importante cadeia produtiva.

Entre as mudanças que estão ocorrendo, destacamos:

1) Variedades – após décadas de predominância de variedades holandesas, o país em breve produzirá variedades de origem francesa, irlandesa, americana, além das holandesas. Quem sabe não surge alguma variedade nacional…? A importância da introdução de novas variedades é indiscutível, pois criará alternativas aos consumidores e também poderá contribuir para a solução de diversos problemas fitossanitários.

2) Produção em escala – há menos de duas décadas, os maiores produtores de batata plantavam menos de mil hectares. Atualmente os maiores produtores plantam mais de 1,5 mil hectares. Vale lembrar que a produtividade quase dobrou em função de avanços tecnológicos, profissionalização desses produtores e também devido à utilização de variedades mais produtivas. A produção em escala tem sido uma das estratégias utilizadas por alguns produtores para serem mais competitivos em nível nacional e mundial na atualidade.

3) Indústria – em breve o Brasil terá várias novas e grandes indústrias de processamento de batata. Essas indústrias produzirão produtos que atualmente são importados, tais como batatas pré-fritas congeladas, batatas desidratadas e minimamente processadas. Além do aumento de área com variedades específicas para a indústria, destacamos a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

4) Certificação da produção de batata – já temos o primeiro produtor que recebeu o certificado no Brasil. Esse processo de certificação tem como objetivos principais as boas práticas agrícolas, a preservação do meio ambiente e o respeito social. Destacamos como principais benefícios proporcionados pela certificação a melhoria na gestão administrativa, a economia com autuações trabalhistas e ambientais, a melhoria do rendimento de funcionários, a produção de alimentos saudáveis e, quem sabe em breve, a agregação de valores à sua produção.

Apesar da indiscutível importância dos fatos acima citados, necessitamos urgentemente de novas mudanças:

1) Defesa fitossanitária – a disseminação de patógenos exóticos ou já existentes no país precisa ser urgentemente controlada, pois está causando significativas perdas de produção, ou até inviabilizando a produção de batatas em áreas e regiões tradicionais. Como solução dessa ameaça, sugerimos o uso obrigatório de batatas sementes que atendam aos requisitos mínimos quanto à fitossanidade.

2) Rotulagem – apesar da existência de legislações que obrigam a rotulagem nas embalagens de batata, apenas uma minoria cumpre a lei. Essa situação favorece alguns oportunistas que se aproveitam para agregar valor geralmente de forma desonesta, ou seja, misturar batatas de classificações diferentes, fracionar embalagens etc. A utilização obrigatória de rótulos é fundamental para distinguir bons e maus produtores, assim como permitir a rastreabilidade em caso de problemas.

3) Informações aos consumidores – além dos problemas causados pela falta de rotulagem, a ausência de informações culinárias causa grandes decepções aos consumidores. Atualmente as informações disponíveis são apenas o visual e o preço. A obrigatoriedade de disponibilizar informações sobre as características culinárias certamente aumentaria o consumo de batata e proporcionaria a satisfação dos consumidores.

Finalizamos nossa matéria sugerindo a união profissional de todos os segmentos da cadeia brasileira da batata. Basta copiar o exemplo de cadeias da batata de outros países que superaram problemas similares.

Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA

Fonte: Revista Cultivar HF - jun/jul 2006 - ano VII - nº 38

http://www.cultivar.inf.br
VEJA TAMBÉM

Oportunidades ofuscadas

Os reflexos da globalização e a ausência de políticas públicas adequadas prejudicam as potencialidades agrícolas do Brasil. Entre os setores mais penalizados estão as cadeias produtivas destinadas ao abasteciimento do mercado interno LER MATÉRIA...

LER

Próxima Década

Que bases construir para uma cadeia produtiva da batata mais forte nos próximos dez anos PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

Questão de Saúde

ABBA defende o emprego efetivo da legislação e da fiscalização como instrumentos para garantir a sanidade na produção de alimentos, independentemente de se tratar de cultivo orgânico ou convencional

LER

Batata: alimento saudável e versátil

Segundo a Associação Brasileira da Batata (ABBA): “A Batata é o 4º alimento mais consumido no mundo”. A ABBA é uma entidade que tem como missão modernizar o setor da batata. Na opinião do...

LER