Dieta com carboidratos

Atualmente muitas recomendações de dietas incentivam a população a deixar de consumir alimentos que contem carboidratos, argumentando que são prejudiciais à saúde humana.
Será que os responsáveis por estas recomendações estão preocupados com a sua saúde ou não passa de uma estratégia com interesses de autopromoção ou econômico?

Considerando que a população mundial ultrapassa seis bilhões de pessoas e mais da metade não consegue suprir ou ter acesso as suas necessidades mínimas de alimentos e consequentemente muitas estão enfermas ou morrendo de fome, podemos afirmar que vivemos uma catástrofe humana.

Como solução, acreditamos que somente negociações internacionais que priorizem acordos humanitários acima de qualquer interesse político ou econômicos poderão amenizar esta catástrofe. Com certeza, qualquer alimento, inclusive os ricos em carboidratos, poderão contribuir para reduzir a fome no mundo.

Considerando que os quatros principais alimentos consumidos pela humanidade são arroz, trigo, milho e batata – todos fontes de carboidratos – podemos afirmar que estes alimentos são imprescindíveis à humanidade.

Como solução, recomendamos que sejam desenvolvidas tecnologias para aumentar a produção mundial destes alimentos. O consumo foi, continua sendo e sempre será imprescindível à humanidade. E importante lembrar que existem milhares de variedades e combinações que resultam em pratos saborosos e saudáveis.

Considerando que a obesidade, salvo problemas de outra natureza, está diretamente relacionada ao excesso de consumo, podemos afirmar que se trata de uma situação que ocorre predominantemente em famílias ou países ricos.
Como solução, sugerimos que as famílias e países ricos controlem o consumo excessivo de alimentos, distribuam o excesso aos miseráveis e evitem o sedentarismo.

Considerando que muitas destas dietas foram criadas por “cientistas”,
“empresas” ou “países” que buscam caminhos alternativos para saírem do
anonimato ou para alcançarem ou manter o sucesso econômico de qualquer forma, podemos concluir que nem sempre a ieciêncialo busca proporcionar o bem da humanidade.

Lembre-se de situações como as “desculpas” utilizadas na manutenção de subsídios a produtores de alguns países com elevados custos de produção – eles precisam ser subsidiados, pois são responsáveis pela beleza da paisagem… Lembre-se da preocupação de vários países em perder o domínio de seu mercado interno e externo devido ao crescimento da produção brasileira de laranja, cana, café, soja, carne bovina, frango, frutas, etc. Como solução recomendamos que mudem imediatamente seu foco, pois com certeza ganharão muito mais por muito mais tempo. Com certeza dormirão mais tranquilos, pois não terão que lutar contra o peso da consciência.

Considerando que muitos profissionais da mídia não possuem o mínimo de conhecimento sobre muitos assuntos podemos concluir que muitas notícias são equivocadas ou absurdas.

Como solução sugerimos que as empresas e os profissionais da mídia sejam responsabilizados e penalizados proporcionalmente aos prejuízos que causam aos produtores, empresas e a população.

Carboidratos são imprescindíveis à alimentação da humanidade, pois são alimentos acessíveis, saborosos, saudáveis, versáteis e universais.

Autor: Natalino Shimoyama, Gerente Geral ABBA

Fonte: Revista Cultivar HF - Dezembro 2004/Janeiro 2005 - Ano V - nº 29

http://www.cultivar.inf.br/
VEJA TAMBÉM

Efeitos da Globalização

Processo é irreversível, mas deveria mudar o foco urgente, com prioridade econômica substituída pela preocupação com o planeta e a humanidade. PARA LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI

LER

Eleita como vilã

Conhecida mundialmente como uma das alternativas mais acessíveis para a alimentação humana, a batata é alvo de críticas severas do ponto de vista culinário LER MATÉRIA NA ÍNTEGRA

LER

Sinal Vermelho

Descaso do governo quanto a investimentos impede que a cadeia agrícola brasileira cresça e acompanhe as constantes mudanças na geração de tecnologias para o setor

LER

Desastres Climáticos

A instabilidade do clima, efeito do aquecimento global, já atinge a cadeia produtora de batata. Períodos de secas, intercalados com excesso de chuvas, derrubam a produtividade das lavouras e depreciam a qualidade dos tubérculos.

LER