Batata Show Nº 16
Ano 6 - Dezembro/2006
 
 

 

 

 

 

 

 
BEM BRASIL ALIMENTOS

Assessoria de Imprensa
FSB Comunicações – erika.pardini@fsb.com.br

Entrevista com Marcelo Balerini, sócio-fundador da Bem Brasil Alimentos.

Matéria-prima

RBS - Qual a área plantada e local de produção?
MB - Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto, localizadas nas cidades de Serra do Salitre e Perdizes, Minas Gerais. No total, as áreas plantadas das fazendas somam 2.500 hectares.


RBS - Quais variedades serão produzidas/utilizadas?
MB - A Bem Brasil utiliza como matéria-prima as seguintes variedades: asterix, marijke e shepody. Essas espécies são as melhores para o processo de fritura, pois contém maior teor de sólidos e o produto final apresenta melhor qualidade.

RBS - Quem serão os fornecedores da matéria-prima?
MB - Toda a matéria-prima da Bem Brasil é proveniente de fazendas próprias dos grupos Montesa e Rocheto. Se futuramente a empresa precisar comprar matéria-prima será mantido o padrão de qualidade da matéria-prima própria das fazendas dos sócios.


Produção industrial

RBS - Que tipos de produtos serão produzidos (pré-frita congelada, flocos...)?
MB - Inicialmente, a Bem Brasil lançará a linha de batatas pré-fritas congeladas com a marca ‘Bem Batata’ e os flocos de batatas desidratados com ‘Flocos Bem Brasil’. Em um futuro próximo, a empresa espera ampliar sua linha de produtos, fabricando alimentos prontos diferenciados a base de batata.

RBS - Qual a capacidade produtiva da fábrica?
MB - A fábrica terá capacidade de processar e embalar 12 toneladas de batatas in natura por hora, produzindo 6 toneladas / hora de batatas pré-fritas congeladas. Estas quantidades equivalem ao processamento de 288 toneladas / dia de batatas in natura e 144 toneladas / dia de batatas pré-fritas
congeladas e embaladas.

RBS - Quantos empregos irá gerar?
MB - A fábrica da Bem Brasil deve gerar 160 empregos diretos, além de mais 500 postos de trabalho indiretos que serão gerados com a ampliação de 70% de áreas plantadas em fazendas que somam 2.500 hectares.

RBS - Informe sobre o processo de certificação do sistema de produção.
MB - O grande diferencial da Bem Brasil está na qualidade da matéria-prima. As batatas são cultivadas em fazendas próprias dos grupos Rocheto e Montesa em um raio de no máximo 100 km da fábrica,
e são processadas ainda frescas. A Bem Brasil tem também a primeira operação agrícola certificada pela multinacional Suíça SGS (Societé Générale de Surveillance), que emite certificado de origem em parceria com a Associação Brasileira da Batata que considera, além da qualidade do produto, aspectos sociais, ambientais de rastreabilidade e segurança alimentar.


RBS - Fale sobre o manejo ambiental que será adotado.
MB - A planta industrial da Bem Brasil foi projetada a partir da consideração de aspectos relacionados à preservação e equilíbrio do meio ambiente. As instalações são auto-suficientes em energia:
possuem uma caldeira alimentada por biomassa (cavacos de madeira e bagaço de cana) capaz de produzir 15 toneladas/hora de vapor para a linha de produção, além de suprir toda a energia necessária na planta industrial.
A água utilizada na linha de produção passa por um processo para ser desmineralizada, após a captação em poços artesianos próprios, que suprem os 25 metros cúbicos/hora necessários para a produção. A unidade também é equipada com um sistema de tratamento de efluentes com quatro lagoas em desnível,
com o reaproveitamento dos resíduos sólidos para compostagem ou ração animal, já que o processo de produção não envolve produtos químicos.


RBS - Fale sobre sobre o mercado (concorrência, expectativas e previsões comerciais).
MB - Existem no Brasil grandes empresas, mas nenhuma é 100% nacional como a Bem Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Batata, entidade mais representativa do setor, 98% da batata pré-frita congelada
consumida no Brasil é importada, e os outros 2% correspondem a uma produção quase artesanal, sem representatividade em volume e qualidade. A empresa tem espaço para crescer no mercado brasileiro e no internacional também. Foram feitos contatos com países da América Latina, Caribe e Europa.

RBS - O que o consumidor pode esperar da Bem Brasil?
MB - ‘A Bem Brasil é uma empresa 100% nacional que chega ao mercado oferecendo um produto de qualidade para os consumidores. Iremos em busca de clientes dos setores de food service, varejo e todos
os outros setores: em poucos dias as batatas estarão nas gôndolas de supermercados’.

 
 
Índice de matérias